Fone Fone

Veja e entenda como funciona a logística promocional

18 de novembro de 2022

Quando falamos em logística promocional refere-se aos processos de transporte, armazenagem e manuseio de materiais direcionados às atividades de marketing, como por exemplo, merchandising e trade marketing. Neste sentido, o objetivo dessas ações de marketing é fortalecer a marca, aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Sendo que, a função da logística, neste caso, é o abastecimento de eventos e ações promocionais com o material solicitado.

Além disso, é importante ressaltar que este processo é formado por várias etapas que geralmente são relacionadas com o recebimento de materiais, montagem de kits e o envio do material para o ponto de vendas. Desta forma, para entender melhor sobre este assunto, veja como funciona a logística promocional. Acompanhe:

O que é a logística promocional? E como funciona?

Primordialmente, esse processo é derivado da própria área da logística, mas, com foco direcionado especialmente para ações de merchandising e trade marketing. Com isso, os processos logísticos ajudam na entrega dos materiais que serão utilizados.

Sendo assim, quando uma empresa realiza ações promocionais, isso requer a demanda de materiais para a campanha. Logo, é necessário a atuação do setor logístico para planejar e executar essas tarefas.

Em função disso, esta é considerada uma estratégia crucial para que as empresas que desejam aumentar a visibilidade de sua marca ou ainda, de determinados produtos. Pois, a partir disso, torna-se mais fácil através das ações, atrair e fidelizar clientes.

Contudo, para quem atua neste setor, é essencial atentar-se com alguns aspectos que envolvem o planejamento logístico, armazenamento, manuseio de materiais, embalamento, envio e a etiquetagem. Dado que, essas são as principais etapas que garantem a eficiência necessária, a fim de que essa estratégia obtenha o resultado esperado.

Estratégias e vantagens da logística promocional

Certamente a aplicação da logística promocional gera vantagens consideráveis, desde que seja elaborada estrategicamente, com objetivos claros e definidos. Posto isso, entre as vantagens mais relevantes temos, por exemplo:

Planejamento logístico

O planejamento logístico é fundamental para possibilitar a previsão de problemas e indicar soluções que possam assegurar eficiência na produção, armazenamento, transporte e ativação do processo. Posto que, na preparação de um lançamento de produto ou elaboração de uma ação promocional, demanda organização e por isso, o planejamento auxilia na montagem dos kits e na ativação do material no ponto de venda..

Cumprimento dos prazos 

No processo da logística promocional preocupa-se bastante com o cumprimento dos prazos. Neste sentido, é necessário buscar pela redução de riscos, principalmente com atenção sobre o Lead Time da produção, isto é, o tempo que percorre toda cadeia de produção. Com a redução na execução de cada etapa, otimiza os processos e torna-os mais eficazes.

Maior eficiência

A execução adequada dos materiais promocionais, bem como a correta ativação do material, aumenta o nível na qualidade dos serviços prestados, resultando no transporte mais rápido, equipe capacitada e maior assertividade das estratégias.

Maior controle e integração das etapas

A integração das etapas é essencial para o fornecedor e também para o cliente, visto que propicia o acompanhamento de cada fase e, quando necessário auxilia na solução de eventuais problemas com maior facilidade.

Pensando nisso, essa estratégia deve contemplar o transporte, através de parceiros que operam em todo país. Além disso, a etapa de armazenagem carece de atenção, no intuito de garantir a segurança dos materiais e maior capacidade de estoque, a fim de obter o sucesso esperado desta operação. Já com relação a ativação no PDV e montagem de kits, requer profissionais treinados e capacitados para montagem dos materiais.

Melhores resultados

A partir dos processos estruturados promove melhores resultados aos negócios. Só para exemplificar, com a redução do Lead Time de execução das etapas, haverá mais tempo para elaborar ideias relacionadas às campanhas e materiais promocionais, ferramentas utilizadas para atrair o público, os quais são práticas que permitem maior produtividade das estratégias.

Portanto, entende-se que a logística promocional é uma estratégia importante para a elaboração de ações de marketing, tendo como objetivo aumentar a visibilidade das empresas ou produtos na intenção de atrair e fidelizar clientes. Sendo que, neste tipo de operação é necessário um planejamento adequado, além da disponibilização de estoque e cumprimento dos prazos estabelecidos.