Fone Fone

Setor Logístico enfrentará um de seus maiores desafios dos últimos anos – a distribuição da vacina contra a Covid-19

17 de dezembro de 2020

O setor logístico é um dos maiores e mais importantes setores do país, pois é ele quem transporta, armazena e distribui diversos produtos, seja para as empresas ou consumidor final.

Sendo assim, dentre esses serviços um dos mais essenciais certamente é o voltado para área da saúde. E quem realiza esse tipo de atividade já se prepara para um dos maiores desafios já existentes, a distribuição da vacina contra a Covid-19.

São várias as preocupações que ocorrem desde então, mesmo antes da vacina ficar pronta. Isso porque é necessário um planejamento a fim de garantir que todos estejam adequadamente preparados para essa distribuição tão aguardada pelo mundo todo.

Há uma enorme logística direcionada às vacinas após ficarem prontas, como por exemplo o uso de embalagens, caixas, instalações e equipamentos adequados que possam garantir a sua proteção e qualidade.

O armazenamento desse tipo de produto será um desafio e tanto, já que necessitam de refrigeração específica com intuito de manter as temperaturas controladas. Ou seja, é primordial conservá-los a partir de temperaturas baixas e ainda não expor a umidade e a luz solar. Por isso, apenas empresas especializadas na área poderão realizar a distribuição da vacina contra o coronavírus.

Quanto ao modal para efetuar a distribuição de forma ágil e eficaz, o aéreo é o mais visado, pois assegura a urgência e segurança necessária que a carga exige. Embora, os outros transportes não sejam descartados, ainda mais o rodoviário que de certa forma trabalhará em conjunto com o modal aéreo.

O alcance da vacina a toda população é outra grande preocupação, visto que existem muitos lugares com difícil acesso, seja de transporte ou até mesmo de informação. E com planejamento em mãos torna-se um pouco mais fácil solucionar problemas como esses.

Falando em situações difíceis, é preciso se antecipar com relação a lugares perigosos com alto risco de roubos e furtos de cargas. Por isso nunca deve faltar gestão de risco no transporte, ainda mais quando o carregamento trata-se de um produto tão valioso.

Sistema de rastreamento com informações em tempo real, planejamento de rotas, tudo isso será imprescindível para ajudar a evitar qualquer possível adversidade que possa acontecer durante o transporte da vacina.

Mas, além disso, é fundamental dispor de transporte qualidade e muitas frotas, pois segundo alguns dados impressionantes divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), fala que para imunizar 7 bilhões de pessoas será necessário levar as vacinas a partir de 8 mil aviões de cargas Boing 747.

Planejamento, estratégia e organização serão as palavras chaves na logística para a distribuição da vacina contra a Covid-19. Como mencionado, os desafios são diversos, mas serão superados com intuito de garantir que o escoamento da vacina seja feito de maneira eficiente, com toda agilidade e segurança.