Fone Fone

Fique por dentro: a importância da logística de distribuição

21 de junho de 2022

Quando o assunto é logística de distribuição, é crucial pensar que esta é uma estratégia adotada pelas empresas com o objetivo de tornar os serviços prestados mais eficiente, melhorando a cadeia produtiva.

Sendo assim, esta atividade visa conectar produtores e consumidores para os mais diversos produtos. Dado que, a necessidade de mover mercadorias até os compradores, carece de planejamento otimizado e integrado entre todos os envolvidos no processo, a fim de que o fluxo de bens e a entrega sejam feitas de modo a atender devidamente às necessidades dos clientes.

Por isso, é importante buscar estratégias como a logística de distribuição no intuito de melhorar os processos, sobretudo, para aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços. Desse modo, para entender mais sobre este assunto, a seguir confira a importância da logística de distribuição e fique por dentro!

O que é a logística de distribuição

O conceito logística de distribuição é entendido como fluxo de tarefas que promove a entrega de mercadorias aos clientes no prazo determinado. Porém, é relevante ressaltar que esse cliente nem sempre trata-se do consumidor final, já que pode ser o próprio distribuidor como atacadistas e varejistas, ou seja, quem comercializa o produto.

Em função disso, essa logística está relacionada ao processo de expedição do produto, desde a saída do estoque, passando pelo transporte dos produtos até a chegada no destino final, as prateleiras.

De modo geral, a distribuição funciona da seguinte maneira:

Primeiro realiza-se a conferência das cargas que saem do estoque até a sua expedição, ou seja, a saída do local;
Em seguida, verifica-se as rotas de entregas;
Averigua-se os meios de transporte que serão utilizados e o controle detalhado dos fretes;
É realizado uma análise dos indicadores para identificar a possibilidade de agilizar o tempo de entrega;
E por fim, é feita a verificação da chegada nos pontos de venda.
A partir disso, permite planejar e controlar a execução de todas as atividades que compõem o setor logístico.

Neste sentido, os gestores do mercado atual precisam realizar investimentos direcionados a logística de distribuição. Pois, em geral, esta estratégia impacta positivamente na rentabilidade dos negócios.

Qual a importância desse processo?

Com a logística de distribuição é possível obter maior controle de saída dos produtos, além de fazer com que eles cheguem mais rapidamente nos locais de venda. Por consequência, isso faz com que não falte produtos nos pontos de venda, otimizando o giro de estoque. Devido a isso, proporciona o melhor abastecimento aos clientes, visto que atenderá suas expectativas e necessidades em tempo hábil.

Logo, tal estratégia é importante para o crescimento do setor, principalmente porque expande atividades como:

O processo de aquisição;
A movimentação de insumos;
O armazenamento de mercadorias; e
A entrega de produtos.
Tudo isso resulta na disponibilização correta dos produtos, garantindo um nível de serviço elevado para os clientes.

Outra questão relacionada à logística de distribuição é a melhoria na gestão de recursos. Pois, os gastos com fretes são otimizados, por conta da economia com combustível e da realização de percursos que possibilitam levar mais produtos em menor tempo e em mais lugares.

Dicas para melhorar a logística de distribuição

Use um software específico para gestão de logística, isso porque, proporcionará não só automação, mas também soluções inteligentes para melhoria do setor;
Organize os registros logísticos, para que nenhum dado se perca. Pois caso não opte pela utilização de um software, conseguirá fazer as análises da melhor forma possível;
Contrate profissionais especialistas na área, a fim de que possam gerenciar corretamente o setor;
Realize mudanças quando necessário. É comum que alguns gestores tenham medo de realizar alterações, no entanto, é preciso entender que as mudanças podem ser positivas na logística de distribuição.

Portanto, a logística de distribuição é uma vantajosa estratégia para o setor, uma vez que, propicia economia de recursos e ainda, melhora a imagem da empresa em relação aos seus clientes. Além disso, é positivo para o destinatário final, que receberá seus produtos na data estimada e com maior eficiência.