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EFA Lista 4 Dicas para Garantir Atendimento Personalizado Eficaz

20 de abril de 2021

Certamente uma das maiores preocupações dos gestores no setor logístico trata-se de atrair, satisfazer e fidelizar clientes. Por isso, prestar bons serviços e dá atenção especial a cada cliente é apenas o inicio para quem deseja atingir esses objetivos.

Assim sendo, compreender quais são as dores dos clientes e buscar resolvê-las adequadamente, é o passo essencial para garantir o bom atendimento personalizado. Além disso, as empresas precisam oferecer serviços diferenciados.

Isso posto, a seguir, a EFA listou 4 dicas para garantir atendimento personalizado eficaz. Confira e saiba tudo!

1 – Conheça seu público

Conhecer seu público é primordial quando o assunto é atendimento personalizado. Por essa razão, identifique uma persona, ou seja, seu cliente ideal e assim saiba melhor sobre seus gostos, personalidade, hábitos, linguagens, entre outros.

Por meio de uma pesquisa na sua base de dados, será possível adquirir todas essas e outras informações sobre sua persona. Assim também, faça pesquisas de satisfação do cliente, a fim de entender o que ele espera da sua empresa e o que deve ser melhorado.

Uma outra dica imprescindível neste fator, é saber os nomes dos clientes, importante estratégia de marketing que cria uma conexão entre as partes, tanto à distância como por exemplo em e-mails, como para recepção na loja/escritório.

2 – Construa uma relação

A saber, construir uma relação é outro fator fundamental, pois manter contato é o ideal principalmente para que o cliente saiba que sua empresa está em evidência.

Só para exemplificar, os canais de comunicação que podem ser utilizados neste caso são as redes sociais e o e-mail. Por isso, algumas ações relevantes são:

  • Acompanhe o perfil do seu cliente;
  • Faça enquetes;
  • Convoque-os para participar de promoções e sorteios;
  • Envie mensagens de WhatsApp no aniversário dele, promoções, pergunte o que achou do produto que comprou, interaja com o que ele diz sobre sua marca.

 

3 – Comunicação humanizada

A comunicação com seu cliente só irá se destacar caso o trate como amigo e não apenas como consumidor comum. Visto que todo cliente gosta de se sentir especial, deste modo é preciso ir além e ser empático, lembre-se que em geral eles não gostam de ser tratado com indiferença.

Devido a isso, demonstre que sua empresa o valoriza, entenda quais são suas necessidades, preocupações e busque resolvê-las.

Faça o máximo para não responder os clientes de forma robotizada, mantenha uma linguagem informal, mas sempre com respeito. Nas redes sociais uma excelente ideia é fazer brincadeiras, acompanhar memes e adaptá-los à comunicação da sua empresa. Entretanto, tudo isso com equilíbrio e respeitando sempre a postura da marca no mercado.

4 – Ofereça Exclusividade

Geralmente a melhor forma de dispor o atendimento personalizado é oferecendo exclusividade.

Dessa maneira, ofereça valores e produtos exclusivos para os clientes considerados os mais fiéis, ou ainda que mais se relacione com a marca. Além do mais, apresente a eles os lançamentos de serviços ou produtos de forma antecipada.

Diante disso, selecione clientes engajados e envie brindes, sem esquecer-se daquele toque humanizado, com isso o objetivo é mostrar que eles saibam que são importantes para empresa.

Portanto, o atendimento personalizado exige algumas ações que possam demonstrar ao cliente o quanto a empresa se preocupa com ele e que o valoriza. Assim, é crucial seguir essas e outras dicas que possam garantir o atendimento cada vez mais eficiente.

E a EFA visa atender cada cliente de forma única, personalizada conforme suas necessidades, buscando sempre resolver suas dores para então satisfazê-lo e fidelizá-lo.