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As expectativas para o transporte de cargas em 2023

28 de abril de 2023

Quando o assunto é transporte de cargas, sabemos que este é fundamental para a movimentação de mercadorias em todo o mundo, já que por meio desse tipo de operação é possível transportar de um lugar para o outro diferentes itens, como alimentos, por exemplo. Além do mais, representa um elo fundamental na cadeia de suprimentos, proporcionando negociações eficientes entre as empresas.

Neste contexto, acredita-se que para o ano de 2023, o mercado logístico continue desempenhando um papel importante, ainda mais com os grandes avanços tecnológicos, que garantem melhoria significativa em eficiência e sustentabilidade, especialmente no transporte rodoviário de cargas.

Diante desse panorama, para que possamos compreender melhor sobre este assunto, a seguir, confira quais são as expectativas para o transporte de cargas em 2023.

Cenário econômica do setor de transporte de cargas em 2023

Primordialmente, deve-se entender que o transporte  de cargas é um setor dinâmico, o qual é necessário sempre ficar atento pelo que está por vir. Com isso, em relação ao cenário econômico do setor, o ideal é que verifique e aprenda com aquilo que ficou para trás.

Só para exemplificar, em 2022, foi realizada uma pesquisa pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Cargas) com mais de 100 empresas do setor de transporte rodoviário de cargas que avaliaram seu desempenho econômico no ano e bem como suas expectativas para 2023.

No geral, as empresas juntas possuem cerca de 9.770 veículos próprios na frota, contam com pouco mais de 12.735 veículos terceirizados e geram mais de 40 mil postos de trabalho. Mais precisamente, são por volta de 20.492 empregos diretos e 21.930 empregos indiretos.

Outros dados considerados pertinentes, retratam a idade média da frota das empresas, o qual tem de 6,4 anos, ficando abaixo da média nacional do RNTRC (Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas), que é de 10,96 anos.

Sobre o faturamento do ano, entre as empresas entrevistadas, 81% delas obtiveram lucratividade positiva, sendo que 56% operam com lucro, em que o aumento médio do faturamento foi de cerca de 16%.

Entretanto, ainda segundo essa pesquisa, constatou-se que 10% das empresas declaram não ter aplicado nenhum repasse de frete aos seus clientes ano passado. Apenas 14% delas conseguiram repassar a inflação, principalmente quando comparado com os resultados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado), por exemplo, que foi de 5,78% de janeiro a dezembro de 2022. Além disso, 2% informaram que concederam descontos nos contratos vigentes.

É importante ressaltar que ano de 2022 a petrobras reajustou os valores do diesel 8 vezes (sendo 4 reduções e 4 aumentos), deixando um saldo de 34,36% de aumento nas refinarias, o que certamente elevou os custos do transporte rodoviário de cargas, ainda mais na modalidade de carga lotação, com aumento de 9,55% na média geral.

As expectativas para o ano de 2023

As transportadoras estão otimistas com o ano de 2023, visto que o setor tem tido um crescimento considerável nos últimos dois anos. Mesmo com os desafios que têm surgido, o setor vem aprendendo a lidar da melhor forma possível, seja por conta do aumento no preço dos combustíveis ou no valor do frete, ou ainda, por causa das condições precárias de algumas estradas, a postura se mantém positiva mesmo perante as adversidades.

Logicamente, espera-se que algumas tendências também auxiliem ainda mais no crescimento das atividades do transporte de cargas em 2023, entre essas tendências podemos destacar:

Logística verde: a sustentabilidade é um tema que tem sido debatido há alguns anos, com adesão de algumas empresas do setor, ela é considerada o ponto-chave para este ano, a partir de novas maneiras de realização das tarefas logísticas, os quais tenham como finalidade principal reduzir o impacto da indústria e do meio ambiente.

Segurança nas operações: o investimento em tecnologia e equipamentos de segurança, previne situações como roubo de cargas e acidentes nas estradas, por exemplo. Com isso, aumenta a segurança para as cargas e sobretudo, para os motoristas.

Treinamento e capacitação dos colaboradores: De acordo com a pesquisa que mencionamos anteriormente, 89% das empresas pretendem investir mais em treinamento e capacitação de seus colaboradores.

Representatividade feminina: Segundo o gupy, em 2020, houve mais de 200% de contratações femininas no setor logístico. Isso é extremamente importante, já que trata-se de um setor com maioria de colaboradores do sexo masculino, logo, a contratação de mulheres deve continuar crescendo em 2023.

Portanto, a expectativa para o transporte de cargas em 2023 é positiva, mas mantém total atenção com possíveis surgimento de adversidades. Assim sendo, o setor está preparado para lidar com os desafios existentes e que possam surgir, garantindo a eficiência necessária.